INTERNACIONAL> China doa US$ 7 milhões em equipamentos para Forças Armadas do Peru

Fonte: Andina e El Comercio//

A República Popular da China vai doar 50 milhões de yuans (mais de US$ 7 milhões) em equipamentos e materiais para as Forças Armadas do Peru, com base em assistência militar e como parte da cooperação bilateral existente entre os dois países em defesa.  A doação será possível graças ao Acordo de Cooperação Militar entre o Ministério da Defesa do Peru e o Ministério da Defesa Nacional da China, assinado na quinta-feira, 15 de dezembro.

.: Leia também: INTERNACIONAL> Reino Unido vai abrir agência para acelerar programa de nuclear

Em novembro, durante uma visita oficial ao país por ocasião da Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), o presidente chinês Xi Jinping expressou sua disposição em prestar assistência militar como parte das boas relações entre as duas nações. O acordo foi assinado pelo Vice-Ministro de Políticas de Defesa, Librado Orozco Zapata, e Embaixador da China no Peru, Jia Guide.

Zapata afirmou que esta assistência militar enquadra-se num processo mais amplo de compreensão e cooperação no âmbito de uma aliança estratégica entre o Peru e a China e salientou que a cooperação futura deve se concentrar na transferência de tecnologia. Da mesma forma, lembrou que a China já havia doado equipamentos no valor de 70 milhões de yuans para as Forças Armadas peruanas no período 2012-2014, e essa concessão simplesmente confirma o bom nível de relações. Por outro lado, o diplomata chinês referiu-se à visita oficial do Presidente Kuczynski à China e à viagem que o Presidente Xi Jinping fez para o Peru, e disse que ambos fortaleceram as relações bilaterais e criaram condições para estabelecer laços entre as duas Forças Armadas.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

Leave A Reply