INTERNACIONAL> EUA deslocam aeronaves E-2 Hawkeye para o Japão

Fonte: Reuters//

A Marinha norte-americana afirmou nesta quinta-feira, 5, que vai deslocar sua mais recente aeronave de alerta precoce para o Japão para reforçar as defesas aéreas, dissuadindo possíveis ataques com mísseis e invasões por aviões furtivos. O movimento, embora planejado antes das eleições americanas, ocorre em meio a novas tensões entre os Estados Unidos e o Japão com as declarações do presidente eleito Donald Trump.

.: Leia também: INTERNACIONAL> ‘Nenhum míssil norte-coreano vai atingir os EUA’, diz Trump

A aeronave, E-2D Advanced Hawkeye, projetada para operar a partir de porta-aviões, será baseada na Estação Aérea do Corps de Fuzileiros Navais dos EUA em Iwakuni, no oeste do Japão. Ela pode atuar como uma plataforma de gerenciamento de batalha em rede, guiando outras aeronaves e navios. A Marinha não deu um número específico de aeronaves, mas um esquadrão tipicamente inclui entre 12 e 24 aeronaves. Os novos aviões substituem uma versão mais antiga, a E-2s.

As unidades militares norte-americanas no Japão também estiveram entre as primeiras a receber outros equipamentos avançados, incluindo a aeronave de patrulha de caça submarina P-8A Poseidon da Boeing e o caça F-35 da Lockheed Martin Corp.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply