INTERNACIONAL> Paquistão revela teste de míssil lançado por submarino

Fonte: ID&S//

O Paquistão reconheceu publicamente pela primeira vez que testou com sucesso um míssil de cruzeiro lançado por submarinos. As informações são do site americano Defense News*. Segundo a publicação, o País não divulgou a data exata do teste. De acordo com uma declaração do serviço de comunicação militar do País, o teste foi realizado “a partir de uma localização não revelada no Oceano Índico” de “uma plataforma móvel subaquática”.

.: Leia também: INTERNACIONAL> China triplica frota de porta-aviões

De acordo com o Defense News, o teste teria sido realizado a partir de um dos submarinos Agosta-70 ou Agosta-90B do Paquistão. O míssil Babur 3 foi declarado ser uma variante do míssil terrestre Babur 2, que foi testado em dezembro do ano passado e apresenta aviônicos e precisão aprimorados. O Babur 3 apresenta “propulsão controlada subaquática e recursos avançados de orientação e navegação, devidamente aumentados por Sistemas Globais de Navegação, Terreno e Cenário”.

O desenvolvimento do míssil Babur 3 também foi saudado como “um passo para reforçar a política de dissuasão”. Mansour Ahmed, pesquisador pós-doutorado no Centro Belfer de Ciência e Assuntos Internacionais da Universidade de Harvard e especialista em programas nucleares e sistemas de entrega do Paquistão, disse que Babur 3 é um marco significativo no esforço do Paquistão para completar sua tríade nuclear.

Combinado com a facilidade de comunicação de baixa freqüência revelada no ano passado, Ahmed acredita que o Comando Naval da Força Estratégica do Paquistão pode agora implantar mísseis de cruzeiro com armas nucleares em seus submarinos convencionais para garantir uma capacidade credível de segunda reação. É provável que este seja totalmente utilizado a bordo dos próximos submarinos de classe Hangor, projetados e coproduzidos com a China.

*Tradução livre


VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply