INTERNACIONAL> Secretário da ONU convoca países da CPLP a serem ‘pontes’ para combate ao terrorismo

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres, convocou os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a serem “pontes” no cenário internacional em defesa da paz e segurança. “A CPLP está em países de todos os continentes e que fazem parte de todos os grupos regionais. A CPLP pode ser um traço de união fundamental na comunidade internacional”, disse durante a cerimônia de abertura.

.: Leia também: GOVERNO> Defesa é pauta de encontro entre Temer e chefes de Estado da CPLP

Guterres lembrou que os países membros – Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – têm vocação marítima. Segundo ele, paralelamente a interligação dos conflitos localizados em torno do terrorismo internacional, os diferentes interesses dos Estados têm impedido um combate forte a este avanço. Para Guterres, o papel da CPLP deve ser trabalhar justamente no fortalecimento de uma agenda comum de combate ao terrorismo. “Um grupo cada vez mais significativo de guerra começa a ficar ainda mais conectado. Síria, Iêmen, Iraque, Afeganistão… Todos estão cada vez mais interligados a uma ameaça global de terrorismo”, explicou.

Guterres também afirmou que quer contar com o apoio do grupo para a reforma das Nações Unidas. “Aqui um enorme papel de ser um traço de união. As Nações unidas contam com a CPLP para que esse papel possa acontecer com grande eficácia”, finalizou.

CPLP

Brasil assume a presidência do grupo pelo próximo biênio, sucedendo o Timor-Leste, no ano em que a CPLP comemora 20 anos. Além da valorização da língua portuguesa, a comunidade busca projetos de cooperação entre os países-membros em várias áreas, como educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura e esportes.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

 

Leave A Reply