Japão lança primeiro satélite de comunicações militares

Fonte: Reuters//

O Japão lançou nesta terça-feira, 24, seu primeiro satélite de comunicação militar para ampliar a capacidade de banda larga das Forças Armadas. O lançamento se dá no momento em que os militares japoneses reforçam a segurança em uma cadeia de ilhas que se estende pelo extremo sul do Mar do Leste da China. Durante o governo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, os militares estão operando mais além das ilhas que integram o país, que vem assumindo um papel maior na contenção das crescentes atividades militares dos chineses na região.

.: Leia também:  EUA deslocam aeronaves E-2 Hawkeye para o Japão

O satélite partiu do espaço porto japonês de Tanegashima a bordo de um foguete H-IIA às 5h44 (horário de Brasília) e entrou em órbita com sucesso, disse o porta-voz da Mitsubishi Heavy Industries, que construiu o lançador. O equipamento é um dos três chamados satélites banda X em planejamento, que irão quadruplicar a capacidade de banda larga, unificar uma rede de comunicações fragmentada e sobrecarregada e permitir comunicações em mais territórios.

JAPÃO E CHINA
Tóquio e Pequim estão envolvidos em uma disputa territorial no Mar do Leste da China por conta de um grupo de ilhas desabitadas conhecidas como Senkaku no Japão e Diaoyu na China. Os dois países também divergem a respeito da exploração de campos de gás em zonas econômicas reivindicadas por ambos. O Japão, principal aliado dos Estados Unidos na Ásia, teme que um aumento recente nas atividades militares chinesas na área seja um sinal de que Pequim pretende ampliar sua influência militar a partir do vizinho Mar do Sul da China, visando a desafiar o predomínio marítimo dos EUA.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply