LICITAÇÃO: Exército e Aeronáutica investem mais de R$ 4 milhões na agricultura familiar

Fonte: Portal Brasil//

Quatro chamadas públicas do Exército e da Aeronáutica vão destinar R$ 4 milhões para a compra de alimentos da agricultura familiar nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A operação vai ocorrer no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

.: Leia também: PROSUB> Ação de Responsabilidade Social do Prosub fomenta agricultura familiar

Os recursos serão aplicados sobretudo na compra de itens como frutas, legumes, polpa de fruta, arroz, café, queijo, geleias, pães e bolos. As propostas de fornecedores podem ser enviadas até quarta-feira (27). Segundo a coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Hetel Santos, a medida assegura produtos de melhor qualidade às Força Armadas.

“Estamos trabalhando para que os órgãos da União comprem, usando recursos próprios, da agricultura familiar. Esse tipo de compra é mais uma oportunidade para movimentar a economia local. Os alimentos são frescos, de qualidade e produzidos perto de onde serão consumidos”, afirmou.

As chamadas públicas são voltadas para organizações de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores artesanais, indígenas e integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e dos demais povos tradicionais que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Na Compra Institucional, os agricultores familiares conseguem comercializar, de forma simplificada, seus produtos. O modelo fortalece a agricultura familiar e promove o acesso da população à alimentação de qualidade. Para os órgãos, é a oportunidade de receber produtos típicos da região, frescos e diversificados, colaborando com o desenvolvimento local.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

Leave A Reply