MARINHA > AMRJ desenvolve projeto de energia solar fotovoltaica em sua Escola Técnica

Fonte: Marinha do Brasil//

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) desenvolveu, com o apoio da Cooperação Alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da empresa Deustche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, um projeto de energia solar fotovoltaica na Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM).

O projeto, prontificado no dia 25 de novembro, contou com cinco módulos fotovoltaicos, instalados no telhado da ETAM, com potência máxima de 250 Wp cada, ou seja, a usina fotovoltaica gera uma potência total máxima de 1.250 Wp.

Em conjunto, foi criado um laboratório experimental composto por um quadro de conexões e medições; um quadro de corrente contínua; um inversor fotovoltaico; um quadro de corrente alternada e um quadro de disjuntor que liga esse sistema à rede elétrica da ETAM.

Esse projeto é o protótipo de um empreendimento para a geração de energia solar, utilizando os telhados dos edifícios do AMRJ, visando à economia de energia elétrica.

Competição
De 11 a 15 de novembro, a ETAM participou do 8º Desafio Solar Brasil 2015, uma competição de barcos com energia solar na cidade de Búzios (RJ), que visou estimular o desenvolvimento de tecnologias com fontes limpas de energias alternativas, divulgando inovações e facilidades quanto à aplicabilidade técnica de incentivo à participação de alunos e instituições na criação de projetos de construção de embarcações.

O evento foi  uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, em parceria com a concessionária Ampla e a Prefeitura de Búzios (RJ).

O projeto da embarcação, que recebeu o nome de ETAM I, foi elaborado na Escola Técnica do Arsenal. O 8º Desafio Solar 2015 possibilitou a interação entre 18 equipes, 300 estudantes, 50 professores e pesquisadores que representaram os Estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, motivando as novas gerações para o desenvolvimento de projetos que valorizem a utilização de energia renovável.