MARINHA> Brasil e Cabo Verde ampliam intercâmbio de informações de controle marítimo

Fonte: Marinha//

A Marinha do Brasil recebeu integrantes da força naval de Cabo Verde para estreitar a cooperação entre os países. O objetivo é conseguir apoio do país africano ao Centro de Dados brasileiro, que fica no Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (COMCONTRAM). Navios estrangeiros só são obrigados a informar a localização à Marinha do Brasil se estiverem navegando em território brasileiro. No entanto, a força busca esse tipo de articulação para receber informações das embarcações ainda que em outra parte do mundo.

 .: Leia também: MARINHA> Brasil quer auxiliar combate ao terrorismo na África

A reunião foi na sede do Comcontram e contou com a participação do presidente da Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento da Marinha de Cabo Verde, Capitão de Mar e Guerra António Duarte Monteiro. Na ocasião, o Comandante do COMCONTRAM, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Santiago Villas Bôas, falou sobre o Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo, com enfoque na importância do compartilhamento de dados de tráfego marítimo para a formação do panorama de superfície em apoio a eventos de busca e salvamento.

O Brasil tem um Núcleo da Missão Naval em Cabo Verde desde 2013. A  cooperação com Cabo Verde em matéria de defesa começou a ganhar impulso em 1994, com a  assinatura do acordo bilateral de cooperação técnico-militar. Desde então, os dois países iniciaram uma série de ações setoriais, incluindo a realização de exercícios militares.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

 

Leave A Reply