MARINHA deve abrir RFP de novos navios patrulha ainda neste ano

Enquanto o Ministério da Defesa e a Marinha do Brasil(MB) trabalham para conseguir recursos, a Empresa Gerencial de Projetos Navais – EMGEPRON finaliza o detalhamento do projeto dos navios patrulha NPa 500 BR. A expectativa da EMGEPRON é que a RFP (Solicitação de Propostas) seja lançada ainda neste ano. O projeto dos NPa 500 BR foi desenvolvido pela Emgepron e pela MB, por intermédio do Centro de Projetos de Navios (CPN) e, segundo a estatal, possui grande potencial de exportação.

.: Leia também: PROJETO quer garantir recursos do Fundo da Marinha Mercante para reaparelhar Esquadra

Ainda não se sabe quantos navios patrulha a Marinha pretende adquirir nesta nova concorrência. Segundo o plano de reaparelhamento da Força Naval, a Marinha tem a necessidade 27 navios deste tipo, mas atualmente só possui sete, sendo cinco ainda em construção. De acordo com uma fonte da Emgepron, a quantidade de navios vai depender do montante liberado do Fundo da Marinha Mercante e da decisão da MB. A Marinha trabalha para a liberação de parte do fundo com o objetivo de garantir recursos não orçamentários para a aquisição de navios para a defesa do litoral brasileiro.

Se aprovado, o projeto, que está sob avaliação do Ministério dos Transportes, vai garantir o repasse de parte dos R$ 6 bilhões arrecadados por ano pela Marinha Mercante. Durante a feira de defesa RIDEX & BID Brasil, a se realizar de 27 a 29 de junho de 2018, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, a EMGEPRON  atualizará a situação do Projeto e sua evolução.

.: Leia também: EMGEPRON quer exportar novo navio-patrulha 500-BR para África, América do Sul e Ásia

NAVIO PATRULHA NPa 500
Com deslocamento de cerca de 500 toneladas, o projeto prevê que os NPa 500 BR vão possuir comprimento de cerca de 57 metros, velocidade máxima contínua superior a 20 nós e um grande conteúdo nacional, para incentivar a Base Industrial de Defesa (BID) brasileira. Os navios serão empregados para missões de vigilância da zona econômica exclusiva, controle de navegação, busca e salvamento, controle de poluição, ação contra o tráfico de drogas, contrabando e pesca ilegal e apoio para as operações militares.

Por Christiane Sales – ID&S

Newsletter

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

1 Comentário

  1. antonio carlos on

    INDÚSTRIA DE DEFESA SOBREVIVENTE DA MÁFIA PT/DILMA 171 ROUSSEF com PROSUB sugando as verbas do esquadra a Marinha de Guerra do Brasil tentar salvar o projeto do NPa500BR que máfia pt sabotou falindo só estaleiros privados com a TRANSPETRO e a maior empesa fantasma do Brasil dita SETE BRASIL.

Leave A Reply