MARINHA: Prosub realiza comissionamento do shiplift (elevador de navios)

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil (MB) finalizou o processo de comissionamento do shiplift, o elevador responsável pelo lançamento dos submarinos ao mar. De acordo com a MB, os testes foram realizados entre 13 de novembro e 04 de dezembro. O shiplift também será empregado para o recolhimento das embarcações dos períodos de manutenção.

.: Leia também: PROSUB: Marinha atualiza cronograma e primeiro submarino deve ser lançado no final de 2018

Ainda segundo a Marinha, durante a fase de testes, ocorreu também, o treinamento dos futuros operadores do elevador de navios. O trabalho foi executado sob a supervisão da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (COGESN) e contou com a participação da empresa norueguesa TTS Syncrolift AS, fabricante do equipamento; da Itaguaí Construções Navais (ICN); da Naval Group e a da Sociedade Classificadora Lloyds Register. A empresa Lloyds Register foi a responsável pelo acompanhamento e aprovação das fases de projeto, fabricação e testes de fábrica do equipamento. Os testes de operação e carga foram realizados de acordo com o procedimento aprovado e certificado pela empresa classificadora.

SHIPLIFT

SHIPLIFT – ELEVADOR DE SUBMARINOS
O shiplift faz parte das instalações do Complexo Naval de Itaguaí e sua prontificação é fundamental para possibilitar o lançamento ao mar do Submarino “Riachuelo”, previsto para ocorrer em 2018. Instalada em área marítima, a plataforma elevatória possui 110 metros de comprimento por 20 metros de largura e sua estrutura suporta cargas de até 8 mil toneladas.

LEIA TAMBÉM:

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply