MARINHA realiza Operação Ágata na fronteira do Paraná

O Comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) e da Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaira) realizou a 4ª Fase da Operação Ágata 2017, na fronteira Oeste do Estado do Paraná, em dezembro. As ações foram realizadas em conjunto com o Exército, Receita Federal do Brasil, Força Verde da Polícia Militar do Paraná, Fuzileiros Navais do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande (RS) e os Núcleos Especializados de Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal em Foz do Iguaçu e Guaíra. O trabalho interagências resultou ainda no recolhimento de 25 mil maços de cigarros contrabandeados, apreensão de dez munições e de 200 litros de óleo diesel transportados irregularmente.

.: Leia também: MARINHA: 12 empresas já analisam RFP da Corveta Tamandaré

As equipes realizaram Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário no Rio Paraná, no município de Foz do Iguaçu (RS), em coordenação com as equipes do NEPOM local, cuja base náutica próxima à Ponte Internacional da Amizade foi utilizada pela embarcação da Marinha do Brasil empregada na presente operação.

 Já as equipes da DelGuaira realizaram Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário no Lago de Itaipu e no Rio Paraná em conjunto com o Exército e Receita Federal do Brasil, tendo também a participação de Fuzileiros Navais do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande (RS). Na madrugada de 6 de dezembro, o trabalho integrado resultou na apreensão de uma embarcação com motor de 200HP com cerca de 25.000 maços de cigarro contrabandeados e 10 unidades de munição calibre 12, um prejuízo de cerca de R$ 180 mil aos contrabandistas.

OPERAÇÃO ÁGATA
A Operação Ágata, do Ministério da Defesa, integra o Plano de Proteção Integrada de Fronteira (PPIF) do Governo Federal, e tem por propósito fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços.

.: Leia também: FRONTEIRAS> Jungmann anuncia mudanças na Operação Ágata

Fonte: MB

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply