MINUSTAH passa Cité Soleil à Polícia Nacional Haitiana

Fonte: MD//

A Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH) passou, desde 15 de junho, a área de responsabilidade de Cité Soleil para a Polícia Nacional Haitiana. A ação faz parte do processo de desmobilização da missão, que se encerra em 15 de outubro deste ano. A tropa brasileira continua ocupando uma base naquela comunidade e realizando patrulhas esporádicas.

.: Leia também: FUZIL IMBEL IA2 é empregado pelo último contingente brasileiro no Haiti

O processo de desmobilização da missão inclui o fortalecimento das instituições nacionais, a partir da constatação de que a região já se encontra em um grau aceitável de segurança e estabilidade. A passagem da área sensível, considerada antigamente uma das mais violentas do mundo, somente foi possível com a atuação das tropas brasileiras em Porto Príncipe, nos últimos 13 anos de MINUSTAH.

.: Leia também: ONU se prepara para retirar missão de paz do Haiti

O último Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 26) teve seu trabalho ampliado para todo o território haitiano, em função da substituição de tropas de outros países. O contingente do Brasil será o último a deixar o país. Os militares brasileiros passaram, desde de maio, a garantir a segurança das instalações das bases chilena, uruguaia e peruana em cidades localizadas no norte do país.

???????????????????????????????Com o emprego de militares oriundos da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), de Caçapava (SP), é possível atuar em qualquer parte do país, por intermédio do emprego de uma Força de Reação Rápida, a “Quick Reaction Force” (QRF), com apoio de helicópteros MI-171, do BANAIR (Bangladesh Air Force/MINUSTAH), no tempo máximo de 30 minutos, após acionamento.

O BRABAT continua com a missão de manter um ambiente seguro e estável até o dia 1º de setembro deste ano, quando cessarão as operações. A retirada das tropas do Haiti foi decidida pelo conselho das Nações Unidas e os componentes dos 26º Contingente Brasileiro começam o retorno para o Brasil a partir de 31 de agosto.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply