MODERNIZAÇÃO do caça F-5 Tiger II será finalizada em junho, divulga FAB

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

Três anos depois da entrega da primeira aeronave modernizada, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai enfim concluir o programa de atualização de três dos 11 F-5 Tiger II comprados da Jordânia. Os dois últimos caças F-5 modernizados serão incorporados até junho deste ano, garantiu a FAB. Os aviões modernizados, designados de F-5EM e F-5FM, receberam o radar Grifo F-BR, cockpit HOTAS, três displays multifuncionais, capacidade adicional de armas, receptor de alerta radar e uma suíte de contramedidas eletrônicas. Os F-5 também receberam sonda de reabastecimento em voo.

.: Leia também: Em treinamento da FAB, caça F-5 enfrenta Super Tucano

Originalmente, o Brasil comprou 11 caças F-5 Tiger II da Jordânia em 2007. Mas, com as dificuldades econômicas enfrentadas nos últimos anos, a Força optou por modernizar apenas três aeronaves. A primeira foi finalizada apenas em outubro de 2014. As outras oito aeronaves estão no Parque de Material da Aeronáutica em São Paulo e poderão ser usadas como reposição de peças.

Além dos três F-5 modernizados, a FAB possui outros 46 caças do modelo em operação – 43 deles na configuração F-5E (para um piloto) e os outros 3 na configuração F-5S (para dois pilotos). A FAB não precisou até quando as aeronaves vão operar, mas adiantou que os caças serão empregados junto ao Gripen NG. Atualmente quatro esquadrões operam os caças F-5:  Pampa (RS), Jaguar (GO), Jambock (RJ) e Pacau (AM).

CAÇA F-5
Incorporado a FAB na década de 1970, o F-5 foi o segundo caça supersônico a entrar em operação no Brasil. A aeronave foi adquirida em três lotes, todos de segunda mão. Os dois primeiros foram comprados dos Estados Unidos e o último da Jordânia. Com a aposentadoria do Mirage 2000, o F-5 assumiu o papel de principal caça de defesa do Brasil, função que exerce até hoje.

34027245011_8bc5e266f4_z

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

2 Comentários

  1. presados sou um aficionado por tecnologia seja ele qual for mas a principal e aerea e espacial, e tambem naval, mas utimamente venho vendo uma incapacidade no tangente a inovações tecnologica no Brasil é de urgencia que uma nação de tal importancia seja autossuficiente em tudo que possa ser usado para sua defesa, existe um proverbio quem usa o olho aleio sempre sera um cego ???????

Leave A Reply