NEGÓCIOS> Abimde promove Diálogo das Indústrias de Defesa Brasil-Portugal

Fonte: Abimde//

A Abimde (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) vai promover o I Diálogo das Indústrias de Defesa de Portugal e do Brasil nos dias 9 e 10 de fevereiro. O evento contará com a presença dos Ministros da Defesa dos dois países, Raul Jungmann e José Alberto Azeredo Lopes, e tem como objetivo a aproximação entre as indústrias de defesa e segurança e, adicionalmente, pelo lado brasileiro, a verificação da possibilidade de Portugal atuar como porta de entrada entre o Brasil e a Comunidade Econômica Europeia.

.: Leia também: GOVERNO> Brasil e Portugal firmam acordo de cooperação em centro de investigação

O evento acontecerá na cidade do Porto, Portugal, e deverá contar com a participação de representantes da indústria nacional. Segundo a Abimde, as associadas podem propor assuntos de relevância para serem incluídos na pauta do evento. As manifestações de interesse em participar do evento ou as sugestões de pauta devem ser encaminhadas até o dia 16 de janeiro para o e-mail abimde@abimde.org.br.

SERVIÇO
I Diálogo das Indústrias de Defesa de Portugal e do Brasil
Dias 9 e 10 de fevereiro
Local: Porto (PT)
Sugestões: abimde@abimde.org.br

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 9
14h30 – Registro
15h – Mensagem de boas vindas: Azeredo Lopes, Ministro da Defesa Nacional de Portugal; Raul Jungmann, Ministro da Defesa do Brasil.
15h30-16h – Apresentações Institucionais – Ações Governamentais para o Fortalecimento das Indústrias de Defesa do Brasil e de Portugal: General Henrique Macedo – Diretor Geral de Recursos da Defesa Nacional; Doutor Flávio Basílio– Secretário de Produtos de Defesa.
16h-17h – Painel I: Perspectivas de Parcerias Comerciais e Desenvolvimento Conjunto
TEMA: Representantes de Portugal do Brasil discutem sobre as melhores estratégias e áreas para parcerias e oportunidades de desenvolvimento conjunto, tomando como referência as melhores práticas e lições aprendidas. Possibilidade de desenvolvimento de um produto binacional na área de defesa. Parcerias industriais visando mercados externos onde cada país tenha penetração.
17h-17h30 – Pausa Café
17h30-19h - Painel II Quadro de referência relativo à Importação e Exportação de produtos e serviços de defesa
TEMA: Portugal apresenta o quadro legal do procurement, assim como as regras sobre o controle de importação e exportação aplicáveis à indústria militar brasileira e aos seus parceiros. A discussão incluirá a legislação da União Europeia. Brasil apresenta o seu processo de controle de exportação (PNEMEM). Definição dos limites de transferência de tecnologia.

Dia 10
9h-11h – Mesas Redondas Simultâneas: Identificando Oportunidades de Mercado
Propõe-se um modelo segmentado por clusters, em que existiria uma área/sala dedicada a cada um destes clusters,  para o “business-to-business” entre empresas. O número de clusters e a sua composição estará também sujeito ao interesse manifestado pelo Brasil. Modelo de operacionalização deste bloco ainda a definir entre as partes. Clusters que poderão ser constituídos: Aeroespacial; Construção e Reparação Naval; Textil, calçado e vestuário Tecnologias de Informação e Comunicação R&D e Engenharia Moldes
OBJETIVOS PRINCIPAIS:
1.          PARTICIPAÇÃO DA BASE INDUSTRIAL BRASILEIRA NA CADEIA PRODUTIVA DE PORTUGAL
Identificação de nichos de mercado nos quais a indústria de defesa brasileira possa contribuir nas cadeias globais de valor da indústria de defesa Portuguesa.
2.          IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES PARA PROMOVER PARCERIAS
Discutir sobre a visão de longo prazo para os projetos estratégicos de Portugal e do Brasil, possibiltando a identificação de oportunidade de promover parcerias.
11h-11h30 – Pausa Café
11h30-12h30 – Painel III Certificação de Produtos de Defesa e Reconhecimento Mútuo
TEMA: Apresentações de lado a lado sobre os sistemas de certificação de produtos de defesa, com espaço para debates com as empresas. Do lado brasileiro, painel sobre a certificação de produtos de defesa. Do lado português, explicação sobre o sistema de avaliação de conformidade da UE e possibilidades de celebração de acordo de reconhecimento mútuo.

 14h30 – Visitas a Empresas de Defesa de Portugal, a definir.

Leave A Reply