Nigéria vai receber Super Tucano brasileiro

Fonte: ID&S com inf. de Jane’s//

A Força Aérea da Nigéria anunciou na última quinta, 9, que receberá três turbocompressores Embraer EMB-314 / A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB). Em um comunicado, a Embraer confirmou que o governo brasileiro autorizou a FAB a transferir as três aeronaves para a empresa para entrega à Nigéria.

.: Leia também: Forças afegãs recebem novos A29 Super Tucanos

Na nota, o governo nigeriano afirma que ainda estão em andamento alguns procedimentos legais, mas que a Embraer tentaria agilizar o processo. A Força Aérea Nigeriana também ressalta as vantagens do Super Tucano, dizendo que pode operar a partir de aeródromos remotos e não pavimentados e pode transportar uma grande variedade de armas e sensores.

SUPER TUCANOS DOS EUA
O comandante da Força Aérea, Sadique Abubakar, disse que a aquisição do Super Tucano havia sido considerada já em 2015 e apropriada no orçamento de 2016. Ele acrescentou que uma equipe de oficiais da Nigéria viajará ao Brasil para inspecionar a aeronave que será transferida e que o País também pretendia adquirir novos Super Tucanos dos Estados Unidos.

.: Leia também:  Super Tucano é apontado mais uma vez como favorito nas Filipinas

A Nigéria anunciou seu plano para adquirir um número não especificado de Super Tucanos dos Estados Unidos em junho de 2016, dizendo que esperava que a venda fosse aprovada em um futuro próximo. O Super Tucano é construído pela Sierra Nevada Corporation, que atualmente está entregando o modelo para a Força Aérea Afegã e também tem uma ordem para produzir seis para o Líbano. Não houve confirmação de que a venda foi aprovada, mas os Estados Unidos tomaram uma posição mais favorável em fornecer apoio militar à Nigéria desde que o presidente Muhammadu Buhari tomou posse em 2015.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply