OPERAÇÃO vai reunir Forças Aéreas de Brasil, Colômbia e Peru pela primeira vez

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

Pela primeira vez, as Forças Aéreas de Brasil, Colômbia e Peru vão se reunir para um exercício multinacional. O Amazonas 1 terá como objetivo aperfeiçoar as operações de detecção, identificação, interceptação e transferência de tráfegos aéreos irregulares. O exercício, que vai acontecer de 19 a 23 de junho, será realizado na tríplice fronteira entre os países. “A região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru foi escolhida para a realização do exercício, pois é ideal para que as aeronaves utilizadas como tráfego irregular simulado (aeronaves militares) cruzem as fronteiras entre os três países, possibilitando a realização do treinamento para pilotos de interceptação e controladores de tráfego aéreo”, explicou a FAB.

.: Leia também: COLÔMBIA vai se integrar ao SISFRON, divulga imprensa local

BRASIL E COLÔMBIA
A cooperação entre as Forças Aéreas de Brasil e Colômbia data de 1997. Neste ano, os dois países celebraram o Acordo de Cooperação Mútua para Combater o Tráfego de Aeronaves Envolvidas com Atividades Ilícitas Transnacionais, que possibilita maior cooperação entre as Forças Aéreas dos países. O acordo prevê intercâmbio de informações de caráter estratégico-operacional, treinamento técnico ou operacional, fornecimento de equipamento e recursos humanos para serem utilizados em programas específicos e assistência técnica. Além disso, visa a intensificar a troca de experiências no combate a aeronaves envolvidas em atividades ilícitas transnacionais, especialmente o narcotráfico. As Forças Aéreas dos dois países já realizaram três edições da Operação Colbra – um treinamento que simula a interceptação de aeronaves envolvidas em atividades ilegais que cruzam a fronteira dos países.

OPERAÇÕES
Nos últimos 15 anos, o Brasil realizou exercícios similares como VENBRA (Venezuela – Brasil), PERBRA (Peru – Brasil), COLBRA (Colômbia – Brasil), PARBRA (Paraguai – Brasil), BOLBRA (Bolívia – Brasil), PRATA (Argentina – Brasil) e URUBRA (Uruguai – Brasil).

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

Leave A Reply