PILOTO DE CAÇA: Uniforme integra alta tecnologia

Fonte: Gripen Blogs//

A vida de piloto de um avião de caça é cheia de desafios e experiências difíceis. Em uma profissão onde os erros podem levar a situações de vida ou morte, é imperativo que elas estejam equipadas com as melhores instalações para desempenhar sua tarefa na melhor das suas habilidades. A natureza do trabalho de um piloto às vezes exige voar alto e em condições extremas. A pressão atmosférica e a composição em determinadas alturas colocam o piloto em situações em que a falta de equipamentos adequados pode ser muito prejudicial. Para enfrentar tais condições, o uniforme do piloto de caça deve ser equipado e construído com a capacidade de sustentar o piloto sob coação.

.: Leia também: COM GRIPEN, Brasil poderá disputar negócios de US$ 370 bilhões

Gripen_alvoDevido ao estresse que o uniforme enfrenta como resultado de estar exposto a condições difíceis, ele deve ser verificado e aprovado a cada 6 a 12 meses. Tais testes incluem a avaliação das mangueiras e tubos do equipamento que são propensos a vazamentos, testes de condição e testes de pressão. O piloto pode escolher um código de três letras para cada equipamento e, consequentemente, um número de série exclusivo é atribuído a cada peça. O uniforme do piloto Gripen funciona como um sistema com cada peça com uma função muito específica, tornando necessário usar e manter cada um deles. Cada piloto também usa roupas interiores absorventes que absorvem suor e umidade enquanto evitam a condensação. Os trajes também vêm em variantes resistentes ao fogo e à água.

.: Leia também: Conheça as etapas de formação de um piloto de caça da FAB

ESPECIFICAÇÕES DO UNIFORME DO PILOTO
Cada parte da veste serve uma finalidade muito específica. O casaco tem várias opções de armazenamento para emergência (kits médicos, ferramentas, etc.), dispositivo de flutuação e ombreiras para ejeções rápidas juntamente com sistemas de controle automático de pressão que enviam dados para o sistema Gripen em relação ao desempenho. O sistema Gripen carrega dados de pressão reais nesta parte do equipamento.

.: Leia também: Pilotos da FAB participam de exercício de liderança de combate na Suécia

O equipamento inclui uma jaqueta de sobrevivência e dois capacetes adicionais. Um chapéu também está disponível, o que ajuda os pilotos a configurar os capacetes. O capacete contém duas viseiras, uma feita de plástico antiderrapante e outra que atua como proteção contra brilho em altitudes mais elevadas. Todo o equipamento do vestuário é verificado ao usá-los através de um sistema de teste antes de cada primeira decolagem do dia. O uniforme pode sustentar e proteger o piloto e atua como uma interface entre o pessoal do ar e do solo. 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply