POLÍCIA MILITAR faz Estágio Básico do Combatente de Montanha com o Exército

Atendendo a uma demanda do Comando da Polícia Militar de Minas Gerais, o 12° Batalhão de Infantaria (12° BI) do Exército Brasileiro (EB) aplicou o Estágio Básico de Técnicas de Montanhismo para os cadetes da PM. Minas Gerais é um estado com vasta área de serras e montanhas, por isso a necessidade de especializar os cadetes em atividades úteis ao policiamento em ambiente rural.

.: Leia também: EXÉRCITO vai receber quatro M-109 dos EUA em fevereiro

O Estágio Básico de Técnicas de Montanhismo (EBTM) é uma variação do tradicional Estágio Básico do Combatente de Montanha (EBCM). Enquanto o EBCM se destina a formar militares em técnicas de montanhismo e de combate em Ambiente Operacional de Montanha.  O EBTM visa especializar não-combatentes, particularmente os integrantes dos órgãos de segurança pública (OSP), em técnicas de escalada, procedimento em altura, orientação e resgate em terreno de baixa e média montanha, bem como a ultrapassar obstáculos verticais e horizontais em vias equipadas por especialistas (Guia de Montanha e/ou Guia de Cordada).

montanhismo PM

Segundo o EB, foram ministradas instruções de orientação, adaptação ao ambiente operacional, resgate e primeiros-socorros, nós e amarrações, técnicas de escalada até o grau L-3, técnicas de desescalada e, por fim, uma marcha em ambiente de montanha de 14 quilômetros. Além disso, os estagiários enfrentaram o frio e a chuva, a mais de 1.700 metros de altitude, demonstrando coragem, resistência e rusticidade.

montanhismo PM 2

Fonte: Com inf. de EB

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

 

Leave A Reply