PROGRAMA ESPACIAL: Diretor de Defesa e Segurança nega privatização da Base de Alcântara

O diretor de Assuntos de Defesa e Segurança da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Joanisval Brito Gonçalves, negou possível privatização do Centro de Lançamento de Alcântara e afirmou que o uso da base preserva a soberania nacional. Desde o ano passado, o governo retomou negociações para o uso compartilhado da base com nações como Estados Unidos e Rússia. Segundo o Ministério da Defesa, o objetivo é garantir recursos para a manutenção do setor. Para manter a base seriam necessários R$ 200 milhões anuais, mas este ano só foram repassados R$ 4,4 milhões.

.: Leia também: ALCÂNTARA: ‘Não existe risco de perda de soberania’, garante Brig. Amaral

Em audiência no Senado, Gonçalves defendeu os acordos com outros países como meio de acesso a novas tecnologias. O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, afirmou que existem salvaguardas em todos os acordos internacionais e negou que exista dentro do governo alguma intenção de privatizar a Base de Alcântara.

.: Leia também: Quatro países manifestam interesse no Centro de Lançamento de Alcântara

Realizada em caráter interativo, a audiência registrou uma alta participação popular. Por meio do portal e-Cidadania, alguns internautas lamentaram o sucateamento das Forças Armadas e sugeriram medidas de proteção para as tecnologias de defesa nacionais. Já outros manifestaram preocupação com uma possível venda da Base de Alcântara para outros países.

CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA
Situado no Maranhão, numa área de 8.713 hectares, o Centro de Lançamento de Alcântara mantém em condições operacionais os meios de lançamento, rastreio, telemedidas, meteorologia e outros, porém, são lançados apenas foguetes suborbitais devido à restrição orçamentária e de área.

Fonte: ID&S com inf. Senado

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

1 Comentário

  1. Dilma 171 Roussef e sua máfia PT faliu o brasil e o peb também. VLS acabou por causa dela e tem ignorante pensado que alcantara vai tar verba para se manter. Por mim fechava que tem que remover os quilombos para ter expansão de base para alugar seu uso. o MPF-MA não deixa. Melhor fechar

Leave A Reply