PROJETO F-X2 > AEL Sistemas entrega à Saab versão de software do caça Gripen NG

Fonte: AEL Sistemas//

A AEL Sistemas (AEL) realizou com sucesso a entrega de uma versão preliminar do software da Saab que demonstra os conceitos de Interface Homem-Máquina (HMI – Human-Machine Interface) para o futuro WAD (Wide Area Display) que será usado nos caças Gripen NG, da Força Aérea Brasileira. A AEL trabalha no projeto desde fevereiro de 2015, quando a Saab anunciou a escolha da empresa como um dos parceiros brasileiros do Projeto F-X2, que prevê a aquisição de 36 aeronaves pela Aeronáutica.

As empresas também assinaram um contrato para a transferência de tecnologia em que a AEL é responsável por fornecer o Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD), os quais serão integrados ao Gripen NG para o Brasil como parte do contrato F-X2. O novo programa de desenvolvimento desses sistemas aviônicos, iniciado no primeiro semestre de 2015, vai durar quatro anos e inclui o trabalho de desenvolvimento, integração e produção, a ser realizado em Porto Alegre (RS), nas instalações da AEL. O trabalho de integração de sistemas na aeronave será feito pela Saab e pela Embraer.

Os engenheiros da empresa gaúcha realizaram o desenvolvimento do software em estreita colaboração com os especialistas da Saab, com o objetivo de oferecer um exemplo das funcionalidades do WAD, quando integrado ao Gripen. Funcionalidades adicionais serão implementadas nas próximas versões do equipamento. O cronograma de desenvolvimento do software HMI será implementado paralelamente ao cronograma da Saab, desta forma, seguindo também os requisitos do cliente.

Nesta  primeira entrega, foram desenvolvidas pela AEL as seguintes funcionalidades do software:

•   Gerenciador de janelas para dar suporte ao layout de exibição definido para o Gripen NG;

•   Interação do piloto por meio do toque, usando o “IR touch”;

•   Mapas Digitais com os símbolos e a paleta de cores do Gripen;

•   Display Primário de Voo com a paleta de cores do Gripen; 

•   Visualização de formatos para sensores de imagem e radar.

“Estamos orgulhosos de entregar esta aplicação de acordo com o cronograma de desenvolvimento e com qualidade, permitindo que o time de HMI da Saab possa continuar o trabalho para o futuro software de HMI para o WAD. Acreditamos que este evento destaca e evidencia o compromisso da AEL com a Saab e a com a Força Aérea Brasileira (FAB), para fornecer a próxima geração de cockpit para a próxima geração de caças”, afirma Sergio Horta, presidente da AEL.

“Esta é uma importante entrega da AEL para o desenvolvimento do Gripen NG para o Brasil, e um marco significativo no programa de transferência de tecnologia. A AEL trabalhou muito bem, com entregas pontuais e excelente qualidade. Acredito que a cooperação entre a AEL e a Saab é muito eficiente”, disse Mikael Franzén, responsável pela Unidade de Negócios do Gripen Brasil na área de Negócios Aeronáuticos da Saab.

A AEL trabalha nos setores de defesa e espaço desde 1983, com atividades que incluem o desenvolvimento de programas de modernização de plataformas militares. É atualmente uma das principais parceiras das Forças Armadas do Brasil e tem entre seus clientes Embraer, Helibras e INPE.

 

Leave A Reply