PROSUB: Marinha testa modelo de submarino de propulsão nuclear

Fonte: Marinha//

Dentro das atividades de desenvolvimento e pesquisa para sistemas e equipamentos de propulsão naval, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) desenvolveu, no dia 15 de março, o Modelo Livre (ML) para apoio às atividades de projeto hidrodinâmico do Submarino de Propulsão Nuclear (SN-BR). O ML constitui um dispositivo experimental, em escala 1:16, e é utilizado para medição de características hidrodinâmicas de cascos submersos, cujos cálculos apresentam-se muito difíceis. Também é útil para a execução de diversos tipos de manobras como curvas de giro, emersão em grande velocidade e ângulos de ponta, entre outros. Igualmente importantes, foram testados sistemas inerciais desenvolvidos no CTMSP, na execução do programa de testes.

.: Leia também: MARINHA finaliza projeto preliminar do submarino de propulsão nuclear

De acordo com a Força Naval, poucas Marinhas possuem esse tipo de meio para apoio a projetos navais. Na atual fase, o ML fez testes de estanqueidade e manobras padronizadas na região de Arraial do Cabo (RJ), tendo desempenhado satisfatoriamente suas programações, contando com o apoio das equipes do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, da Base Almirante Castro e Silva e da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

SN-BR-modlivre_15mar2017

SUBMARINO DE PROPULSÃO NUCLEAR
O Brasil quer entrar para o seleto grupo de países que possuem tecnologia para o desenvolvimento do submarino de propulsão nuclear. Atualmente, só cinco países são capazes de produzir este tipo de embarcação. O submarino de propulsão nuclear usa como fonte de combustível a energia nuclear. Por ser mais veloz e não precisar ir à superfície para recarregar sua bateria, pode permanecer oculto por mais tempo, percorrer rapidamente longas distâncias e patrulhar áreas mais afastadas e de muito mais extensão. O desenvolvimento do submarino nuclear brasileiro faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha que prevê também a construção de outros quatro submarinos do modelo “Scorpène”

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

Leave A Reply