PROSUB: Nuclep entrega nova seção do Submarino Tonelero

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

A Nuclep realizou, nessa terça-feira (25/07), a cerimônia de transferência da Seção 2B do SBR-3, Submarino Tonelero. A primeira chapa do Submarino Tonelero foi cortada em 13 de janeiro de 2015. A Seção 2B pesa aproximadamente 71 toneladas e mede 11 metros de comprimento e é a penúltima a ser entregue para a construção do SBR-3. A previsão de conclusão das obras de fabricação do casco resistente do SBR-3 é setembro de 2017. O trabalho totaliza um tempo de 2 anos e 7 meses e demonstra o alto grau de maturidade da Nuclep e da ICN no domínio das técnicas de construção adquiridas na transferência de tecnologia envolvida no Prosub.

.: Leia também: PROSUB: Submarino Riachuelo recebe módulo de armazenamento de torpedos

O SBR-3 será o futuro Submarino Tonelero e é o terceiro de quatro submarinos de propulsão convencional do modelo francês “Scorpène” em construção no contexto do Prosub. Segundo a Marinha do Brasil (MB), os quatro submarinos já estão em produção. O S-BR1 deve ser transferido para o estaleiro naval ainda neste ano e o lançamento ao mar está previsto para 2018.

PROSUB
O Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos) da Marinha do Brasil foi criado decorrente da Estratégia Nacional de Defesa. O objetivo da produção de cinco submarinos no Brasil – 4 convencionais e um de propulsão nuclear – é a defesa da chamada Amazônia Azul. A Marinha do Brasil conta hoje com cinco submarinos construídos na década de 1980 e 1990 para defesa desse território marítimo. De acordo com a Marinha, à medida que os novos submarinos forem finalizados, os antigos serão aposentados.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply