PROSUB: Submarino Riachuelo recebe módulo de armazenamento de torpedos

Fonte: ID&S com inf. de MB//

O submarino Riachuelo (SBR-1) recebeu o módulo de manuseio e armazenamento de torpedos no interior da seção de proa no dia 16 de março, divulgou a Marinha do Brasil (MB). O SBR-1 é o primeiro de quatro submarinos convencionais desenvolvido no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub) e deverá ser lançado ao mar em julho de 2018. De acordo com a Marinha, este é o primeiro equipamento de grande porte embarcado, responsável por receber os torpedos a bordo e posicioná-los nos berços. “Quando no mar, esse sistema retira os torpedos dos berços e municia os tubos de torpedos”.

.: Leia também: RETROSPECTIVA> Veja a evolução do PROSUB em 2016

Ainda segundo a Força Naval, a incorporação do módulo foi realizada dentro do prazo programado nas instalações da UFEM (Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas), em Itaguaí (RJ). O equipamento representa um marco industrial importante na a construção dos submarinos. Ainda para este ano estão previstas a continuidade da fase de integração e posterior transferência das seções para o Estaleiro de Construção.

PROSUB
O Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos) da Marinha do Brasil foi criado decorrente da Estratégia Nacional de Defesa. O objetivo da produção de cinco submarinos no Brasil – 4 convencionais e um de propulsão nuclear – é a defesa da chamada Amazônia Azul. A Marinha do Brasil conta hoje com cinco submarinos construídos na década de 1980 e 1990 para defesa desse território marítimo. De acordo com a Marinha, à medida que os novos submarinos forem finalizados, os antigos serão aposentados.

Interior do SBR-1 (Foto: Divulgação)

Interior do SBR-1 (Foto: Divulgação)

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

Leave A Reply