Reino Unido disparou míssil contra EUA por engano

Fonte: DN//

O Reino Unido é acusado de ter realizado um teste nuclear, mal sucedido, em 2016. As informações de uma fonte anônima da Marinha britânica foram divulgadas no jornal The Sunday Times, no último domingo. Segundo a fonte, o teste de um míssil nuclear Trident II D5 não armado “sofreu uma falha grave” ao largo da Florida, em junho. “A causa permanece ‘top secret’ (…), mas o míssil foi desviado da sua trajetória, dirigindo-se aos Estados Unidos após o lançamento a partir do HMS Vengeance, um dos quatro submarinos nucleares britânicos”, disse a fonte.

.: Leia também: Reino Unido vai abrir agência para acelerar programa de nuclear

“O fracasso desastroso do nosso primeiro teste nuclear em quatro anos trouxe um vento de pânico ao mais alto nível governamental e militar“, acrescentou a mesma fonte, salientando que o governo britânico optou por “esconder” o incidente porque sabia “como a informação seria prejudicial para a credibilidade da força de dissuasão nuclear se fosse divulgada”.

Confrontada pela BBC com estas acusações, a primeira-ministra Theresa May recusou dizer se estava ou não a par do incidente, quando os deputados foram chamados ao parlamento para aprovar, a 19 de julho de 2016, a renovação do programa dos quatro submarinos nucleares Trident, com um custo estimado de 41 mil milhões de libras (cerca de 47 mil milhões de euros). “Tenho toda a confiança nos nossos mísseis Trident”, disse apenas a governante, acrescentando que os testes são realizados regularmente.

.: Leia também:  Reino Unido quer produzir armas a laser

Um porta-voz do Ministério da Defesa confirmou que a “Marinha britânica realizou em junho um ensaio de rotina de lançamento de um míssil Trident não armado”. O submarino “Vengeance e os seus equipamentos foram testados com sucesso. Temos confiança absoluta no nosso programa de dissuasão nuclear“, acrescentou o porta-voz. O Reino Unido é um dos três países da OTAN que tem armamento nuclear, juntamente com a França e os Estados Unidos.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply