RETROSPECTIVA: Força Aérea faz balanço de 2017

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Apesar do forte contingenciamento que marcou o ano para as Forças Armadas, a Força Aérea Brasileira (FAB) garante que o corte orçamentário não afetou o andamento dos Projetos Estratégicos. Neste ano, a FAB assistiu ao lançamento do primeiro satélite geoestacionário brasileiro. A força é responsável pela administração do equipamento, que possui uma banda para comunicações militares do Brasil. Outra conquista da FAB foi o avanço no processo regulatório do seu novo cargueiro, o KC-390. Em entrevista ao site Indústria de Defesa & Segurança, a assessoria da Força fez um balanço das principais ações de 2017.

 .: Leia também: Veja a retrospectiva 2017 do setor de defesa

SATÉLITE GEOESTACIONÁRIO
O satélite geoestacionário foi lançado em maio. Como foi o desempenho dele neste ano? Qual o balanço da incorporação dele?
FAB:
A operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) é realizada no Centro de Operações Espaciais (COPE), que é parte do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). As Forças Armadas utilizam a Banda X, que abrange cerca de 25% da capacidade do SGDC. Com a incorporação deste novo equipamento, houve um avanço significativo no aumento da largura da banda que fornece serviços de rede interna para as Forças Armadas. Todas as operações militares utilizam diversas redes de comunicação de dados, que são consideradas estratégicas, pois integram a rede de comando e controle.

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PROJETOS ESTRATÉGICOS
ID&S: A FAB sofreu neste ano os duros efeitos do corte orçamentário. Como foi o andamento dos projetos estratégicos?
FAB:
Neste ano, apesar das restrições orçamentárias, os dois principais projetos de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira (FAB), F-X2 e KC-390, estão seguindo o cronograma previsto.

GRIPEN
ID&S: Está confirmada a entrega dos primeiros Gripen?
FAB:
O cronograma de entregas das aeronaves não sofreu alterações e abrange o período de 2019 a 2024. O primeiro voo da aeronave brasileira (FIT – Flight Test Instrumentation da versão monoposto) está previsto para 2019 e o primeiro voo da versão biposto para 2021. As 11 primeiras aeronaves de série serão recebidas pela Força Aérea Brasileira em 2021.

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REAPARELHAMENTO
ID&S: Como está o estado atual da frota da FAB? Existe algum plano para a compra de novas aeronaves para 2018?
FAB:
Nos últimos anos, a frota da Força Aérea Brasileira tem passado por um forte processo de reaparelhamento, por meio de aquisições e modernizações. São exemplos disso a incorporação das aeronaves C-105 Amazonas, P-3 Orion, dos helicópteros AH-2 Sabre, H-60 Black Hawk, H-36 Caracal, e a modernização dos modelos F-5M, C-95 Bandeirante, P-95 Bandeirulha, entre outros.

Vale destacar que, neste ano, a FAB recebeu a nova aeronave SC-105 Amazonas SAR (Search and Rescue). O avião é equipado com recursos tecnológicos muito importantes para a realização das missões de busca e salvamento executadas pela FAB. Operado pelo Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV), localizado em Campo Grande (MS), o avião já foi empregado na força-tarefa de buscas ao submarino argentino ARA San Juan.

CONTROLE DO TRÁFEGO AÉREO
ID&S: A Parceria Público-Privada (PPP) para controle do espaço aéreo tinha previsão de ser concluída ainda neste ano. Como está o andamento deste processo?
FAB:
Parceria Público-Privada (PPP) da Gestão de Rede de Comunicações do Comando da Aeronáutica envolve elaboração de projeto, instalação, operação, gestão e manutenção da infraestrutura de comunicações, controle e gestão das redes de comunicação. Com este projeto, a instituição pretende concentrar esforços na atividade fim com relação ao controle do espaço aéreo; ganhos na gestão operacional, recursos humanos e contratos.

Após finalização do processo de consulta pública, onde foram consolidadas sugestões e críticas da sociedade e segmentos da indústria, o processo licitatório aguarda parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o processo licitatório para a publicação do edital.

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança

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