RETROSPECTIVA> KC-390: a consolidação do cargueiro da FAB

fabFonte: ID&S//

A maior aeronave já produzida no Brasil, o KC-390 teve um ano glorioso. O cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB), produzido pela Embraer foi um dos principais produtos de defesa negociado pelo governo federal neste ano. A aeronave teve sua primeira participação em uma feira internacional, além de fazer uma turnê de quase um mês por países da Europa e da África. Confira os principais fatos que marcaram o desenvolvimento deste projeto estratégico da FAB.

TESTES E CONSOLIDAÇÃO

i16622155300118222
O KC-390 já acumulou mais de 400 horas de treinamento nos dois protótipos. Atualmente, além do Brasil, Portugal e República Tcheca já firmaram intenção de compra. Itália e Suécia também estão na lista dos possíveis clientes da empresa.

PARCERIAS ENTRE EMPRESAS
Em julho, a Embraer a Boeing assinaram acordo de parceria para vendas e suporte do KC-390. Pelo acordo, a Embraer vai fabricar a aeronave e a Boeing será responsável pelo suporte operacional. E, em abril, a Embraer Defesa & Segurança anunciou a escolha da empresa alemã Rheinmetall Defence Electronics Simulation and Training para desenvolver e entregar dispositivos de treinamento para o jato de transporte militar KC-390.

TURNÊ INTERNACIONAL

6-embraer-kc-390
O primeiro protótipo fez uma turnê com duração de 23 dias e mais de 48 horas de voo realizadas. Além de participar do Farnborough Airshow, na Inglaterra, onde fez a sua estreia mundial, o primeiro protótipo também realizou voos de demonstração com parceiros do programa e potenciais clientes, entre eles: Cabo Verde, Portugal, República Tcheca, Egito, Emirados Árabes Unidos e Malta. (LEIA MAIS AQUI)

CERTIFICAÇÃO
As discussões sobre a certificação da aeronave avançaram neste ano. A campanha de ensaios em voo do KC-390 está em fase de execução e a sua certificação está prevista para o segundo semestre de 2017, com a primeira entrega para a FAB programada para 2018. (LEIA MAIS AQUI)

RETORNO FINANCEIRO
O maior avião já produzido no Brasil, o KC-390, é uma aposta importante da indústria aeronáutica nacional e pode estabelecer um novo status ao país no mercado internacional. De acordo com a Embraer, o potencial de exportação está em torno de US$ 1,5 bilhão por ano. O projeto da aeronave, que está em fase de testes, começou a ser desenvolvido em 2009 e contou com mais de R$ 4 bilhões investidos pelo governo brasileiro na fase de desenvolvimento. (LEIA MAIS AQUI)

INVESTIMENTO ESTRANGEIRO

portugal
O governo de Portugal anunciou que vai investir este ano quase 17 milhões de euros no projeto de desenvolvimento e construção, em Évora, da aeronave militar de transporte KC-390. O investimento total do País será de 20,8 milhões de euros até 2017. (LEIA MAIS AQUI)

 

kc_interna

Leave A Reply