SÃO BERNARDO aguarda há quatro anos decisão da Saab sobre fábrica do Gripen

Fonte: SãoBernardo.INFO//

Nesta semana, a Prefeitura de São Bernardo retomou o diálogo com representantes do grupo sueco Saab a respeito do projeto voltado à produção de componentes para 36 aviões militares Gripen em território são-bernardense. O diretor da empresa, Bengt Janér, esteve no gabinete do prefeito Orlando Morando, nesta terça-feira (11). De acordo com nota encaminhada pela administração municipal, na quarta (12), a expectativa é que a definição do local para instalação da planta aconteça entre o segundo semestre deste ano e o primeiro semestre de 2018. Atualmente, uma equipe da Saab prospecta áreas com potencial para abrigar a unidade.

.: Leia também: Veja avaliação do analista de defesa Vianney Júnior sobre o projeto do Gripen brasileiro

A decisão da empresa sueca vem se arrastando desde 2013. Naquele ano, o então prefeito Luiz Marinho afirmou, em entrevista ao site Valor Econômico, que a operação da fábrica da Saab na cidade começaria em 2015. Ao longo de 2014, executivos da empresa ratificaram a notícia e confirmaram o investimento inicial de 150 milhões de dólares em uma fábrica são-bernardense.

No início de 2015, o portal G1 noticiou que o Ministério Público Federal chegou a abrir um procedimento preparatório para investigar possíveis irregularidades na compra dos caças. Em novembro de 2016, em resposta a um e-mail encaminhado pelo SãoBernardo.INFO, a assessoria de imprensa da Saab colocou o município apenas entre um dos possíveis locais que abrigaria a fábrica. Até agora, porém, não houve nenhuma definição concreta sobre o local da unidade. 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply