Satélite geoestacionário será lançado em 21 de março

Fonte: Portal Brasil//

O lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) do Brasil está agendado para o dia 21 de março. O mecanismo vai reforçar a segurança e a independência na comunicação estratégica dos segmentos de defesa do País, além de ampliar o acesso à internet banda larga, principalmente em lugares remotos em território nacional. Atualmente, este tráfego de informações ocorre por meio de satélites de empresas de capital estrangeiro.

.: Leia também: Conheça o satélite geoestacionário brasileiro

Construída pela empresa francesa Thales Alenia Space, em parceria com o governo brasileiro, a iniciativa foi desenvolvida pelos ministérios das Comunicações, da Ciência e da Defesa no ano de 2013 e recebeu o investimento de R$ 2 bilhões do governo federal. Desse total, R$ 240 milhões foram financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Além de responsável pela construção, a empresa francesa também vai trabalhar auxiliando na transferência da tecnologia para o País, mas o Brasil já conta com 50 especialistas brasileiros que acompanharam o projeto e estão capacitados para operar o satélite.

.: Leia também: Veja os valores que os Projetos Estratégicos da Defesa vão receber em 2017

O satélite está na Guiana Francesa, pronto para entrar em órbita, onde ficará estabelecido a 36 mil quilômetros de distância da superfície. Sua operação está prevista para começar no segundo semestre de 2017 e ele tem uma estimativa de vida útil de 15 anos em órbita.

SAIBA MAIS SOBRE O SATÉLITE GEOESTACIONÁRIO:

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

Leave A Reply