RADARES > Atmos vence licitação do Centro de Lançamento de Alcântara

Fonte: Fundação Ezute//

A Atmos, empresa brasileira vinculada à Fundação Ezute, acaba de assinar contrato com o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica. O contrato, conquistado por meio de pregão eletrônico, tem duração de 12 meses e visa a fornecer os serviços técnicos especializados para a revitalização do Sistema Radar Meteorológico Banda X, Doppler e Dupla Polarização, localizado na Base de Alcântara (MA).

Os técnicos e engenheiros da Atmos serão responsáveis pela avaliação técnica e operacional do sistema radar e por prover soluções para os itens defeituosos. A equipe também fará a revisão geral do sistema, colocando-o em operação. O contrato contempla ainda manutenção preventiva e assistência técnica, atualização de documentos e treinamento da equipe local.

O Radar Meteorológico Banda X do CLA foi entregue em 2009 e possui um raio de alcance de aproximadamente 100 quilômetros, sendo uma importante ferramenta para as campanhas de lançamento realizadas no CLA, além de realizar o monitoramento contínuo das condições meteorológicas da região. Atualmente, o sistema está inativo.

“A conquista desse contrato muito nos orgulha, pois reforça nossa capacidade técnica e operacional de oferecer um serviço de extrema importância para o país, permitindo a retomada de suas atividades e garantindo a extensão da vida útil do sistema”, destaca o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Atmos, José Luiz Gomes Novaes.

A Atmos é uma empresa de tecnologia 100% nacional e vinculada à Fundação Ezute. Com 10 anos de atuação, já realizou trabalhos estratégicos para a Aeronáutica e a Marinha e conquistou a certificação de Empresa Estratégica de Defesa (EED), concedida pelo Ministério da Defesa. A Atmos é especializada em sistemas eletrônicos e atua no desenvolvimento, fabricação e integração de radares meteorológicos em Banda C, S e X. Atua também como provedora e integradora de soluções tecnológicas para as Forças Armadas, entidades públicas e privadas, oferecendo soluções especializadas de acordo com as necessidades dos clientes.

A Fundação Ezute é uma organização que atua em Engenharia de Sistemas, prestando serviços intensivos para, em parceria com o cliente, conceber, especificar, planejar e implementar projetos complexos. A Ezute tem origem na fundação, criada em 1997, designada pelo Governo Federal para ser a instituição integradora do projeto Sivam/Sipam (Sistema de Vigilância da Amazônia / Sistema de Proteção da Amazônia). Ao longo desses anos, a Ezute tem atuado em projetos estruturantes, sistemas tecnológicos complexos, em absorção e desenvolvimento de novas tecnologias e apoio à gestão de programas estratégicos, tanto na área civil quanto na de defesa.

 

Leave A Reply