SEGURANÇA> Bombeiros do Rio vão usar aeronaves remotamente pilotadas em operações

Fonte: FAB//

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ) recebeu autorização para acesso ao espaço aéreo por aeronaves remotamente pilotadas (RPA). O objetivo é o emprego de RPA nas missões para maior celeridade nessas ações. A corporação já usar as aeronaves durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

.: Leia também: CONJUNTURA> Setor de defesa não movimenta nem 10% do mercado nacional de drones

12Com a autorização, os Bombeiros podem utilizar – com mais agilidade e segurança às suas operações – as RPA em missões em que haja urgência ou emergência na salvaguarda da vida humana ou na incolumidade do patrimônio público ou privado. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que é o regulador dessas atividades, aprovou o regulamento que vai padronizar os procedimentos de uso dos RPAS.

O secretário de Estado de Defesa Civil, Coronel Bombeiro Ronaldo Jorge Brito de Alcântara, afirmou que a instituição tem muita necessidade de operar RPA em suas missões. “Somos a primeira instituição do poder público estadual a assinar esse acordo, o que nos torna orgulhosos, principalmente porque estamos às vésperas das Olimpíadas, quando poderemos precisar da utilização de RPA, permitindo que haja um tempo de resposta muito maior. Assim, turistas, atletas e a sociedade em geral serão atendidos da melhor maneira pelo CBMERJ”, disse.

As operações de RPAS pelos Bombeiros do Rio deverão ser realizadas exclusivamente nas operações em atendimento de urgência à salvaguarda da vida humana e do patrimônio, devendo ser exclusivamente conduzidas por militares habilitados, durante o serviço, conforme preconizado em Boletim Interno da Organização.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

1 Comentário

  1. Jaconias Ferreira freire on

    Os drone sao capaz de voar para resgatar não só a vítimas de ataque cardíaco, mas em outros casos também, é uma rapidez muito maior que uma ambulância conseguiria.
    Esses drones criam um sistema de resposta ultra-rápido capaz de aumentar a chance de sobrevivência de 8 a 80%. Isso porque ele não é afetado pela infraestrutura da estrada.

Leave A Reply