SEGURANÇA> Cármen Lúcia quer fazer recenseamento da população carcerária

Fonte: Com inf. de Estado de SP e Globo//

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, quer fazer um recenseamento da população carcerária do País. Para isso, a ministra espera contar com o apoio do IBGE e do Exército Brasileiro (EB). A iniciativa de Cármen começou a ser discutida no final do ano passado. Cármen se reúne nesta quarta-feira, 4, com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e viaja amanhã (5) para Manaus.

.: Leia também: GOVERNO> Justiça divulga detalhes do Plano Nacional de Segurança

A ministra considerou a rebelião em Manaus – que matou 56 detentos – como um fato grave e, segundo alguns assistentes ouvidos pelo jornal O Globo, ela já estava alertando há muito tempo sobre os riscos de rebeliões em presídios. Em outubro, quando esteve no Itamaraty para discutir o Plano Nacional de Segurança Pública, Cármen Lúcia disse que o sistema não aguentaria muito tempo a situação de penúria e descaso. “É uma bomba-relógio prestes a explodir”, disse na ocasião.

mutirao_justica

PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA
O governo federal decidiu antecipar o lançamento do Plano Nacional de Segurança Pública. Idealizado pelo ministro Alexandre de Moraes, o plano prevê ações para combater o crime organizado, o tráfico de drogas e de armas, com um reforço no policiamento das fronteiras. De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, o Plano de Segurança dará resposta “efetiva e coordenada” ao crime organizado e ao avanço dos homicídios no País.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply