SETOR ESPACIAL> Aeronáutica lança foguete de treinamento em Alcântara

Fonte: FAB//

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na terça-feira, 29, o lançamento do 31º Foguete de Treinamento. A atividade prevista no cronograma da Operação Rio Verde tem por objetivo testar todos os meios e preparar as equipes envolvidas na campanha de lançamento, iniciada no último dia 20 de novembro em Alcântara.

.: Leia também: FAB> Conheça o satélite geoestacionário brasileiro

O lançamento ocorreu com sucesso às 14h02min, horário local, com duração total de voo de 2min43seg seguindo os parâmetros de trajetória previstos até a queda no Oceano Atlântico, em sua área de impacto a uma distância de 15 quilômetros do local de lançamento no CLA. O veículo atingiu uma altitude máxima (apogeu) de 31,4 km.

“O veículo lançado hoje apresentou um excelente desempenho, seguindo conforme o perfil de trajetória previsto. Mais do que isso, a atividade foi de suma importância para treinarmos procedimentos e testar todos os equipamentos associados às operações e que serão empregados no lançamento do foguete VSB-30 com a carga-útil MICROG2 a partir da próxima semana”, ressaltou o Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

.: Leia também: SETOR ESPACIAL> Restrições em Alcântara geram perda anual de cerca de US$ 2 bi ao Brasil, revela MD

OPERAÇÃO RIO VERDE

O segundo lançamento dessa Operação levará ao espaço, por meio do veículo suborbital VSB-30 V11, oito experimentos de pesquisas da comunidade técnico-científica do País a bordo da carga-útil MICROG2, de forma a permitir a realização de ensaios em ambiente de microgravidade, o rastreio e o resgate no mar, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e utilizando o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) como Estação Remota.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

 

Leave A Reply