TECNOLOGIA> Exército adota metralhadora remotamente controlada nas viaturas Guarani

Fonte: Epex//

O Exército Brasileiro realizou, pela primeira vez, tiros diurnos e noturnos com a torre REMAX (Reparo de Metralhadora Automatizado X). A torre foi instalada na Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) 6X6 Guarani. O REMAX é uma estação de armas remotamente controlada para metralhadoras pesadas (.50) e 7,62 mm MAG. O Sistema de Armas Reparo de Metralhadora Automatizado X, versão 3 (REMAX 3), foi desenvolvido pelo Centro de Tecnologia do Exército em parceria com a empresa ARES Aeroespacial e Defesa S.A. O novo sistema possibilitará uma nova dimensão à Força Terrestre Brasileira e à Defesa Nacional, potencializando o poder de combate e garantindo a segurança da tropa embarcada que realiza a operação no interior da viatura.

.: Leia também: COOPERAÇÃO> Exército Brasileiro recebe visita de militares de Moçambique

A REMAX III

Testes de tiro noturno. (Foto: Exército)

Testes de tiro noturno. (Foto: Exército)

A REMAX III é uma estação de arma giro estabilizada controlada remotamente para metralhadoras (.50) e 7,62 mm, desenvolvida a partir dos requisitos do Exército Brasileiro por meio de uma parceria da empresa ARES com o CTEx (Centro Tecnológico do Exército Brasileiro).

A estabilização das linhas de visada e de tiro permite um disparo preciso mesmo em condições de movimentação do veículo e do alvo. O equipamento provê alta capacidade de autodefesa e observação diurna/noturna e pode ser instalado em veículos blindados usados, por exemplo, em combates, missões de patrulhamento de fronteiras e operações de manutenção de paz.

Integrando um visor termal da empresa belga OIP. Batizada como REMAX III tem as características gerais as mesmas das anteriores. Os dados de desempenho estão melhores fruto da evolução do projeto após as experimentações de campo realizadas junto com o Centro Tecnológico do Exército / Centro de Avaliação do Exército.

O Visor OIP tem a capacidade termal Dia / Noite e incorpora a mira Laser. A capacidade de visão termal dia é de extrema importância em especial trabalhando em áreas com o meio ambiente com muita fumaça, nevoeiro ou pó.

A energia do REMAX é fornecida pelo próprio veículo e o equipamento é capaz de verificar todas as funções eletrônicas que asseguram as condições de operação. O Sistema REMAX é formado por duas unidades: a estação de arma, instalada na parte externa do veículo, e o console de operação, que fica na parte interna.

O sistema é controlado remotamente por apenas um operador, que fica dentro do veiculo. A empresa ARES está trabalhando para que o console interno seja o mesmo tanto para a REMAX 7,62/.50 como para a UT30BR.

A ARES possui uma fábrica em Duque de Caxias (RJ), onde são desenvolvidos, fabricados e realizados a manutenção de equipamentos para aplicações civis e militares, de acordo com as necessidades dos mercados nacionais e internacionais. A ARES é responsável pela produção das estações de armas remotamente controladas REMAX para a família de blindados GUARANI do Exército Brasileiro e foi designada pela ELBIT como responsável Pela Estação de Armas UT30BR para a mesma família de blindados.

Além dos produtos para aplicação terrestre a ARES também desenvolveu uma estação de armas remotamente controlada (.50)/7,62mm para  aplicação naval além de diversos outros equipamentos usados pela Marinha do Brasil

A empresa faz parte da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e integra também o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE).

 

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

 

 

Leave A Reply