TROPICALEX-2016> Marinha faz exercícios para preparação dos Jogos Olímpicos

Fonte: Marinha//

A Marinha do Brasil realizou treinamentos da Operação “Tropicalex-2016”. Os navios e aeronaves do Comando da 1a Divisão da Esquadra executaram tiros antiaéreos sobre drone com canhões de 4,5’’ e tiros sobre granada iluminativa com canhões de 40 mm e metralhadoras 20 mm. Os adestramentos tiveram como propósito preparar as tripulações para o emprego de armamentos antiaéreos dos navios. A experiência adquirida nas duas fases do Tropicalex será usada para o cumprimento da missão do Grupo-Tarefa Marítimo nos Jogos Olímpicos Rio-2016.

.: Leia também: OLIMPÍADAS> Ministério da Defesa anuncia reforço nas tropas das Forças Armadas para segurança dos Jogos

Nos exercícios de controle de área marítima móvel, o Comando da 1a Divisão da Esquadra empregou, de forma pioneira, os sistemas disponibilizados pelo Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo, o software Computer Assisted Maritime Threat Evaluation System (CAMTES), ferramenta de hierarquização de ameaças com base em informações de inteligência, e o módulo off-line do Sistema de Controle do Tráfego Marítimo.

Além dos tiros reais, os militares foram conduzidos exercícios de grupo de visita e inspeção, de combate a incêndio e alagamento e de operações aéreas de esclarecimento. Incrementando o grau de dificuldade dos treinamentos de mobilidade, no período noturno, ocorreram os exercícios de light line, de transferência de carga leve e de manobras táticas.

Na primeira fase dos treinamentos, os militares da força marítima executaram exercícios de leap froglight line, transferência de carga leve, manobras táticas, tiro antiaéreo sobre granada iluminativa, trânsito sob ameaça aérea, controle de avarias, dentre outros.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

Leave A Reply