TRUMP diz que arsenal nuclear dos EUA está ‘mais forte do que nunca’

Fonte: Reuters e Washington Post//

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, completou seu aviso à Coreia do Norte contra ameaçar os Estados Unidos com uma declaração sobre a força do arsenal nuclear norte-americano, dizendo esperar que nunca precise utilizá-lo. “Minha primeira ordem como presidente foi renovar e modernizar nosso arsenal nuclear. Agora está mais forte e poderoso do que nunca”, escreveu Trump no Twitter. “Esperamos nunca precisar usar esse poder, mas nunca haverá um tempo em que nós não seremos a nação mais poderosa do mundo”, acrescentou.

.: Leia também: COREIA DO NORTE ameaça atacar ilha americana no Pacífico com mísseis

A projeção de Trump da força nuclear dos EUA ocorre durante um momento de troca de retórica entre ele e o líder errático da Coreia do Norte, Kim Jong Un. Trump usou linguagem extraordinariamente arrepiante para um presidente dos Estados Unidos na terça-feira à tarde, quando advertiu que as provocações nucleares da Coreia do Norte seriam “encontradas com fúria e forte poder como esse mundo nunca viu antes”.

No dia 27 de janeiro, uma semana após sua inauguração, Trump emitiu uma ordem executiva direcionando o Departamento de Defesa para lançar uma Revisão da Postura Nuclear, uma grande empresa que definirá a política nuclear de sua administração. O Pentágono disse que a revisão, que começou oficialmente em abril, deverá ser concluída até o final do ano. Espera-se que guie o Departamento de Defesa à medida que ele constrói novos submarinos, bombardeiros e mísseis balísticos intercontinentais nos próximos anos. A modernização completa do arsenal poderia demorar muitos anos.

A última revisão desse tipo foi realizada em 2010 sob a administração Obama, que desenvolveu um plano de compras para atualizar as três pernas da tríade nuclear com sistemas de armas modernizados que não seriam completados até aos 2020. “Qualquer decisão que o presidente deveria tomar agora, ou que ele levou em janeiro, levaria anos para implementar”, disse Jon Wolfsthal, que serviu no governo Obama como diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional para a não-proliferação e controle de armas. “Estou muito cético com a ideia de que Trump acredita que ele modernizou ou ajustou nosso arsenal porque não houve mudanças visíveis”.

Leave A Reply