‘Vai ter peças brasileiras em todo Gripen vendido’, garante Saab

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

A sueca Saab, fabricante do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) – Gripen NG – garantiu que todos as aeronaves do modelo receberão peças brasileiras a partir do acordo de transferência de tecnologia com o Brasil. “Vai ter peças brasileiras em todos os caças Gripen vendidos”, disse o chefe da Unidade de Negócios do Gripen Brasil na Saab, Mikael Frazén, durante painel neste primeiro dia da LAAD Defense & Security.

.: Leia também: BRASIL é excluído de pedido de informação da Finlândia para compra de equipamentos para caça HX

Em funcionamento desde novembro do ano passado, o Centro de Desenvolvimento do Gripen no Brasil conta com a colaboração de 16 engenheiros suecos. A Saab também confirmou que a fábrica de aeroestruturas do Gripen será instalada em São Bernardo do Campo (SP). Nomeada Saab Aeronáutica Montagens (SAM), a fábrica irá gerenciar a cadeia de suprimentos e produzir partes estruturais da aeronave, como as asas Segundo a empresa sueca, a primeira aeronave da FAB já está em produção em Linköping, na Suécia. A Saab divulgou ainda novas parcerias com empresas brasileiras no projeto do Gripen, com a Atmos Sistemas e com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).  Além delas, também atuam no programa do Gripen brasileiro a Embraer, Akaer, AEL Sistemas, Atech e Inbra.

A Atmos vai fornecer manutenção para componentes dos sensores do caça, como radares e guerra eletrônica. Já o DCTA vai estabelecer os requisitos que serão utilizados no desenvolvimento de futuros sistemas de caça. Atualmente cerca de 150 engenheiros brasileiros passam por treinamentos na Suécia no âmbito do programa de transferência de tecnologia.

SEA GRIPEN
Apesar da decisão da Marinha do Brasil (MB) de aposentar o porta-aviões São Paulo, a Saab garantiu que ainda tenta negociar a venda da versão marítima do Gripen para a Força Naval. “Pensamos que ainda é interessante para a Marinha do Brasil a versão marítima do Gripen, assim como é para a Inglaterra”, disse Frazén.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Salvar

Leave A Reply