VÍDEO Exclusivo do Resgate do ARA San Juan

Péssimas condições de navegação com o mar sacudido por ondas de até 8 metros de altura vem complicando a busca ao submarino ARA San Juan, desaparecido há vários dias.

.: Leia também: BRASIL e Argentina discutem estratégias de combate ao crime organizado transnacional

Embora as autoridades argentinas afirmem que ainda há oxigênio e alimentos dentro da vídeo embarcação submersa, a preocupação com os tripulantes a bordo do submersível argentino aumenta a cada hora.

 

A embarcação está a 360 quilômetros da costa, em uma localização com 200 metros de profundidade. O ARA San Juan partiu de Ushuaia, no extremo sul do país, na segunda-feira da semana passada (13), depois de participar de um exercício da frota marítima. Quando emitiu sua última coordenada estava a 400 quilômetros da costa, na altura do Golfo San Jorge, entre Puerto Deseado e Comodoro Rivadávia, na Patagônia argentina. Fabricado na Alemanha em 1985, foi restaurado e ficou como novo em 2014, como parte da política de recuperação da frota marítima. Os trabalhos incluíram a renovação das 1.000 baterias propulsoras, alimentadas por quatro motores a diesel que também foram substituídos.O destino final da embarcação era Mar del Plata.

Há cerca de dois dias foram captados pelos navios envolvidos na busca ruídos que poderiam vir do barco desaparecido. Até agora, no entanto, nada mais foi encontrado que comprove essa possibilidade.

No vídeo, tomado ontem, a partir da ponte de comando de um navio argentino envolvido na operação de salvamento do submarino vê-se claramente como o mar dificulta o trabalho de resgate.

Ajuda internacional para encontrar o submarino à deriva

Brasil, Reino Unido e Estados Unidos estão participando das forças de resgate. O Brasil enviou para a região três embarcações: o navio de socorro submarino Felinto Perry, a fragata Rademaker e o navio polar almirante Maximiano.

Apesar de todo esse esforço, até esse momento não há sinais de localização do ARA San Juan.

Por ID&S

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply